domingo, 26 de novembro de 2017

Poster Final


Relato de Experiência Maria Helena Pereira

Atividade: Relato de Experiência

Curso: Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do ensino básico.   
Título: Rede Antártica
Tema: Vida
Nome do cursista: Maria Helena Pereira

Resumo:

Este projeto foi desenvolvido na EMEF Guimarães Rosa com alunos de 5º ano em ambientes diversos: sala de aula, sala de vídeo e sala de informática.
Foi muito importante o desenvolvimento desse trabalho, pois possibilitou a inserção das ciências polares no currículo do ensino fundamental. Além disso, a utilização das redes sociais para pesquisa e produção científica mostra aos alunos um potencial da internet além do que ela geralmente representa para eles.
A necessidade da preservação precisa ser discutida na escola, visando desenvolver a reflexão ambiental, o que irá facilitar outras discussões como consumo consciente, uso racional da internet e da tecnologia, tão necessários nos dias atuais.

Introdução:

O desenvolvimento desse projeto visa inserir as ciências polares no currículo escolar. É um tema intrigante e quase nunca abordado, restrito a descrição quando discutimos os biomas terrestres ou o estudo dos continentes e suas características. É interessante tanto para professores e alunos como para a comunidade em geral. 
As atividades tendo como um dos objetivos divulgar em espaços na escola ou redes sociais, permitem a discussão além do ambiente escolar. Promovem a educação científica de estudantes do ensino fundamental e de conteúdos relacionados à preservação do ambiente.
Esta sequência de atividades foi desenvolvida na EMEF Guimarães Rosa com alunos de 5os anos nas aulas de Informática Educativa. É fundamental complementar a formação do educando através de atividades que promovam observação, concentração, raciocínio e maior envolvimento com os estudos e a pesquisa, ampliando assim sua participação no espaço escolar e promovendo o protagonismo infanto-juvenil.
As atividades foram desenvolvidas na sala de informática, na sala de vídeo e em sala de aula pela professora regente e pela professora orientadora de informática educativa, envolvendo diversas áreas do conhecimento como: Português, Ciências, Geogafia e Informática.

Conteúdos:

Caracterização do ambiente antártico; 
Descrição do relevo, clima e fauna; 
Problemas ambientais; 
Classificação, descrição e caracterização dos animais da Antártida;
Elaboração de email;
Elaboração de página em rede social. 

Objetivo geral:

Desenvolver a reflexão ambiental dos alunos acerca da necessidade de preservação, consumo consciente e uso das tecnologias digitais e sociais de estudo, pesquisa e divulgação  científica, de modo a multiplicar e popularizar o conhecimento  sobre a Antártica.

Objetivos específicos: 

• Refletir sobre os riscos da poluição, aquecimento global e extinção dos animais;
• Estimular a aprendizagem do aluno e o uso das tecnologias para os estudos;
• Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento e entretenimento em rede social;
• Desenvolver conteúdos de forma lúdica e interdisciplinar;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar trabalhos de sua autoria;
• Divulgar informações sobre a Antártica para a comunidade escolar;
• Identificar, diferenciar e classificar os animais encontrados no continente antártico;
• Reconhecer as características do ambiente antártico e os aspectos naturais do continente utilizando a investigação e a pesquisa;
• Reconhecer as diferentes formas de vida do ambiente antártico;
• Produzir fichas técnicas dos animais marinhos com as características, curiosidades, habitat, distribuição geográfica, etc.;
• Desenvolver o trabalho em equipe, propondo que a atividade seja produzida por grupos de alunos.

Metodologia:

1º parte: Sensilibilização e conceitualização teórica. (5 h/a)
2ª parte: Rede Antártica (10 h/a)
Materiais necessários: Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos.
Desenvolvimento:
Foi proposto a visualização de um desenho animado sobre a Antártida: "Happy Feet: O Pinguim". Warner Bros., 2006.
Em sala de aula, a professora regente organizou uma roda de conversa sobre o filme. Foi feito um levantamento de características do ambiente antártico. 
Nas aulas de informática, foi proposta uma pesquisa inicial sobre as características do continente: clima, relevo, fauna, etc. De volta à sala, as professoras, com o auxílio de vídeos e imagens, caracterizaram o ambiente antártico, e os alunos puderam compartilhar as informações da pesquisa.
Foi proposto que cada dupla de aluno escolhesse um animal para pesquisa. Os alunos fizeram uma ficha técnica com informações como: nome científico, família, alimentação, habitat, distribuição geográfica.
Cada animal recebeu seu e-mail e com o e-mail foi possível a criação do perfil no facebook. Tanto o e-mail quanto o perfil, deveriam ter os nomes populares, científico e a família para nominá-lo.
Os alunos utilizaram as informações das fichas técnicas para preencer o perfil. Após o perfil pronto, eles tinham que participar do grupo criado, publicar notícias no grupo e no perfil, adicionar os outros animais e quem eles quisessem para interagir.
A participação no grupo visava a interação com os outros perfis. E a publicação de notícias visava a leitura e a discussão dos problemas ambientais, características do ambiente antártico e seus animais, além de curiosidades.

Cronograma

SEMANAS
DATAS
02/10 a 06/10
09/10 a 13/10
16/10 a 20/10
23/10 a 27/10
30/10 a 03/11
06/11 a 10/11
13/11 a 17/11
20/11 a 24/11
27/11 a 03/12
PLANEJAMENTO
x
x
x
SENSIBILIZAÇÃO (5 h/a)
x
x
x
REDE ANTÁRTIDA (10 h/a)
x
x
x
x
x
x
RESULTADOS BLOG/FACEBOOK
x
x
x
x
AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO
x
x


Resultados:

A proposta da pesquisa na sala de informática, o desenho, as discussões e aulas teóricas para reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, foram realizadas concomitantemente, pois algumas eram ministradas pela professora responsável pelo projeto e outras pela professora regente da turma. Entre as atividades, foi realizada uma aula teórica com visualização de vídeos descrevendo o continente antártico. No decorrer das aulas de pesquisa, os alunos assistiram o filme "Happy Feet". Após o filme, houve uma roda de conversa com os comentários sobre o filme e algumas características observadas, como: clima, comportamento dos animais e animais observados. Isso foi muito importante para facilitar a escolha dos animais pelos alunos.
Para a criação dos perfis, foi proposto que cada dupla de aluno escolhesse um animal para pesquisa. Os alunos criaram um e-mail usando o nome popular e nome científico para nominá-lo. Isso foi um pouco tumultuado, pois todos os e-mails precisam de confirmação por sms. Inicialmente, foram criados no gmail. Na aula posterior, tentamos no hotmail. Isso atrapalhou um pouco pois, nos computadores da escola, sempre era exigido o telefone. Como eram crianças menores, nem todos os alunos tinham celular ou crédito. O restante dos e-mails foram criados em computadores particulares para acerar o processo.
Enquanto fazíamos as confirmações, os alunos procuraram informações sobre os animais para poder compor o perfil. Com o e-mail for criado um perfil do facebook, utilizando os dados e características sobre o animal.
A proposta foi de entrar em grupo no facebook, previamente criado e compartilhar notícias sobre o continente e os animais antárticos, considerações sobre o filme e interagir com os outros alunos e seus animais.
 O grupo também recebeu informações e participações das outras professoras participantes do projeto, com as outras atividades, desenvolvidas em suas respectivas escolas. 
Temos como produto final os perfis na rede social com as características de animais da Antártida e as discussões sobre as notícias postadas sobre ambiente.

Fotos:

      
Alunos criando e-mail, perfil de facebook e pesquisando informações para compor o perfil.



Perfis no facebook dos animais antárticos
    

Projeção do filme "Happy Feet"


Considerações finais:

Por conta que o projeto foi proposto e desenvolvido agora no final do ano, a escola e a turma estava com muitas atividades, como a mostra cultura e provas externas, além das próprias atividades avaliativas normais de final de bimestre. Assim, os alunos ainda estão finalizando alguns perfis.
A avaliação proposta foi contínua, processual e diagnóstica, e realizada através dos registros nos ambientes colaborativos e da observação da participação dos alunos nas atividades propostas.
A divulgação das atividades do projeto se deu por meio de um grupo no facebook, onde os perfis desenvolvidos pelos alunos foram adicionados e um blog, onde as professoras publicaram as sequências didáticas desenvolvidas nas suas respectivas escolas, fotos e relatos das atividades.

Referências bibliográficas:

DOTTA, Silvia. Curso Antártica ou Antártida: Como inserir as ciências polares no currículo escolar do ensino básico. São Paulo: UFABC, 2017.

Agradecimentos:

Às minhas amigas Juliana Custodio Duarte Moratto, Maria Elisabete Rigoni e Simone Aparecida Esteves dos Santos que enriqueceram este projeto com suas interações no planejamento e na execução das atividades.
Aos alunos do 5º ano e às professoras Bianca Lionda  e Terezinha Aparecida Conceição, da EMEF Guimarães Rosa, que desenvolveram as atividades propostas com criatividade e dedicação;
A UFABC e à Prof. Dra. Sílvia Dotta pela oportunidade de desenvolver esse projeto e inserir o tema na nossa prática pedagógica.

Sobre o projeto...



Juliana Custodio Duarte Moratto
Maria Elisabete Rigoni
Maria Helena Pereira
Simone Aparecida Esteves dos Santos


Tema

Vida


Publico Alvo

5º e 6º ano do Ensino Fundamental


Disciplinas envolvidas

Português, Ciências, Geografia, Artes e Informática.


Conteúdos

Caracterização do ambiente antártico; 
Descrição do relevo, clima e fauna; 
Problemas ambientais; 
Classificação, descrição e caracterização dos animais da Antártida.   



Objetivos gerais

Desenvolver a reflexão ambiental dos alunos acerca da necessidade de preservação, consumo consciente e uso das tecnologias digitais e sociais de estudo, pesquisa e divulgação  científica, de modo a multiplicar e popularizar o conhecimento  sobre a Antártica.



Objetivos específicos

• Refletir sobre os riscos da poluição, aquecimento global e extinção dos animais;
• Estimular a aprendizagem do aluno e o uso das tecnologias para os estudos;
• Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento e entretenimento em rede social;
• Desenvolver conteúdos de forma lúdica e interdisciplinar;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar trabalhos de sua autoria;
• Divulgar informações sobre a Antártica para a comunidade escolar;
• Identificar, diferenciar e classificar os animais encontrados no continente antártico;
• Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento;
• Reconhecer as características do ambiente antártico e os aspectos naturais do continente utilizando a investigação e a pesquisa;
• Reconhecer as diferentes formas de vida do ambiente antártico;
• Produzir fichas técnicas dos animais marinhos com as características, curiosidades, habitat, distribuição geográfica, etc.;
• Desenvolver o trabalho em equipe, propondo que a atividade seja produzida por grupos de alunos.



Justificativa

O desenvolvimento desse projeto visa inserir as ciências polares no currículo escolar. É um tema intrigante e quase nunca abordado, restrito a descrição quando discutimos os biomas terrestres ou o estudo dos continentes e suas características. É interessante tanto para professores/as e alunos como para a comunidade em geral. As atividades tendo como um dos objetivos divulgar em espaços na escola ou redes sociais, permitem a discussão além do ambiente escolar.
Obs: Este projeto é uma das atividades de avaliação do curso "Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do ensino básico", promovido pela Universidade Federal do ABC, sob a orientação da Prof. Dra. Sílvia Dotta.


Metodologia

Obs: A metodologia será dividida em diferentes sequências didáticas que serão executadas conforme a adaptação do currículo planejado para cada turma por cada professora nas suas especificidades.

Sequência Didática Inicial: Sensibilização e conceitualização teórica


Tempo Estimado:  5 h/a

Materiais necessários: Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos.

Desenvolvimento:
Propor a visualização de um desenho animado sobre a Antártida:
Sugestões: "Operação: Antártica" Os pinguins descobrem uma foca-leopardo num lote de peixes no porto. E eles decidem levá-la à Antártica. Paramount / Universal, 2011. 2ª temp. Epi. 64."Happy Feet: O Pinguim". Warner Bros., 2006.
Organizar uma roda de conversa sobre o filme. Levantamento de características do ambiente antártico. (Dependendo da classe e disciplina, pode-se propor uma atividade de escrita ou ilustração sobre o filme).
Propor aos alunos uma pesquisa sobre as características do continente: clima, relevo, fauna, etc. (Essa pesquisa pode ser usada para avaliação através do registro realizado em forma de texto, imagem ou oral).
Propor uma roda de conversa ou exposição oral para compartilhar as informações da pesquisa e fechar a caracterização do ambiente antártico, utilizando vídeos ou documentários para ilustrar.

Produto Final: 
Registro de pesquisa.


Sequência Didática: Animais Marinhos de papel

Tempo Estimado:  8 h/a

Objetivos específicos:
• Desenvolver a concentração e a coordenação motora;
• Conhecer a história da dobradura e do origami;
• Construir dobraduras de origami.

Conteúdos específicos: História da dobradura e origami. 

Materiais necessários: Papel para dobradura, livros e vídeos específicos.

Desenvolvimento:
Investigar com a turma os conhecimentos que os mesmos têm sobre dobraduras. Solicitar que realizem uma dobradura qualquer para demonstrar o que sabem (Pode-se propor a dobradura do aviãozinho ou barquinho de papel, comum do cotidiano).
Orientar a construção das dobraduras da orca, baleia, pinguim, foca e outros. Organizar de acordo com a turma a melhor maneira de realizar a tarefa. Pode-se propor um para toda a turma e depois a escolha de cada um a partir das instruções.
Para expor o trabalho dos alunos, pode-se propor um mural, onde teria uma imagem impressa (ou várias) do ambiente antártico, onde os alunos podem colar suas dobraduras caracterizando o continente.
Para finalizar, os alunos deverão conhecer a história do origami, através de pesquisa, leitura de texto ou aula expositiva. Fazer a leitura da lenda do Tsuru, para que os alunos reconheçam a importância dessa ave e do origami na cultura japonesa. Orientar a construção do Tsuru em origami.  

Produto Final: 
Painel caracterizando o continente antártico, e animais em origami.


Sequência Didática: A Antártida nas histórias em quadrinhos

Tempo Estimado:  8 h/a

Objetivos específicos:
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
• Criar uma HQ com linguagem verbal e visual, utilizando os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.

Materiais necessários: 
Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos, notícias impressas ou acessadas na internet sobre a Antártida.

Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, propor a construção de uma história em quadrinhos, onde os personagens serão os animais da fauna antártica.
Em sala, os alunos poderão planejar e fazer um rascunho das histórias, abordando problemas ambientais e/ou relações alimentares do ambiente antártico.
Para repertoriar os alunos com o conteúdo necessário, pode-se propor a leitura de notícias sobre o assunto. Fazer a leitura com a turma das notícias e discutir em roda de conversa ou distribuir cada uma delas para grupos menores e estes apresentarem e compartilharem suas principais informações.
No laboratório de informática, a história pode ser escrita utilizando-se um editor de texto ou um programa específico de histórias em quadrinhos instalado ou disponível online (HagaQuê, ToonDoo, Comic Creator, Pikistrips).
Para os personagens, pode-se fotografar os animais em origami, procurar imagens dos animais (desenhos ou fotos) na internet para inserí-los na página onde a HQ será escrita.

Produto Final:
Histórias em quadrinho produzidas pelos alunos.


Sequência Didática: Rede Antártida

Tempo Estimado:  10 h/a

Conteúdos específicos: Elaboração de email e página em rede social. 

Materiais necessários: Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos.

Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, propor a visualização de vídeos sobre o continente antártico;
Propor que cada aluno ou grupo escolha um animal para pesquisa;
Criar um email em nome do animal pesquisado, usando o nome popular e nome científico para nominá-lo.
Criar um perfil do facebook, utilizando o email criado, utilizando os dados sobre o animal para preencher o perfil.
Participar de um grupo de estudos para interação com os outros perfis.
Fazer uma ficha técnica dos animais para melhorar o perfil.
Publicar notícias sobre os animais e sobre a Antártida, além de problemas ambientais, compartilhando no grupo.
Discutir através de comentários as notícias postadas.

Produto Final:
Perfis na rede social com as características de animais da Antártida.
Discussão sobre as notícias postadas sobre ambiente.


Sequência Didática: Mural Expedição Antártica

Tempo Estimado:  8 h/a

Objetivos específicos:
Divulgar informações sobre a Antártica para a comunidade escolar por meio de mural construído com trabalhos dos alunos do 6º ano.

Materiais necessários: Computador, cartolina, papel sulfite, materiais para desenho e pintura.

Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente Antártico, propor que os alunos se organizem em grupo e explicar como será desenvolvido o trabalho.
Cada grupo escolherá um tema, a partir do que foi apresentado na “sequência Didática Inicial: Sensibilização e conceitualização teórica”. E nesse momento, também, escolherá como inserir o seu tema no mural.
Após as definições, os grupos irão utilizar a sala de informática da escola para realizar as pesquisas de aprofundamento sobre o tema.
Com as pesquisas finalizadas, os grupos irão se reunir para selecionar aquilo que será exposto no mural, pensando nas informações mais relevantes e como apresentar.
Por último, todos os alunos da sala irão montar o mural, que será afixado fora da sala de aula.

Produto final: 
Mural.

Cronograma



Obs: Os "X" representam as atividades desenvolvidas por todas as turmas envolvidas, independente da professora e escola.


Resultados

A divulgação das atividades do projeto se dará por meio de um grupo no facebook, onde estarão os perfis desenvolvidos pelos alunos e de um blog, onde as professoras publicarão as fotos, relatos das atividades e sequências didáticas desenvolvidas.
Blog
Grupo Facebook



Avaliação

A avaliação será contínua, processual e diagnóstica, através dos registros nos ambientes colaborativos e da observação da participação dos alunos nas atividades propostas.
Os trabalhos e fotos das atividades serão registradas em blog ou ambiente colaborativos pelas professoras, que escolherão a sequência das suas atividades, de acordo com as possibilidades dos seus alunos.



quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A Antártida nas Histórias em Quadrinhos

Esta sequência foi desenvolvida na EE Prof. Alfredo Ashcar com alunos do 5o ano.

Professora responsável: Maria Elisabete Rigoni



 OBJETIVOS:

- Compreender o que é  HISTÓRIA EM QUADRINHOS e perceber suas suas características;
- Criar HQs com uma linguagem verbal e visual, utilizando os recursos de expressão relativos à estrutura de uma HQ na criação das histórias.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

- Datashow para exibição de slides sobre a fauna antártica, livros sobre o assunto, papel e cartolina para a produção das HQs.

DESENVOLVIMENTO:

Primeiramente assistimos vídeos sobre os animais da Antártica e foi apresentado aos alunos o livro “FÉRIAS NA ANTÁRTICA” das irmãs klink.  Os alunos foram desenhando os animais e fazendo anotações sobre as características de cada um deles. 
Logo após, foram feitos rascunhos das histórias, nas quais cada grupo definiu o assunto de sua HQ.

A seguir, fizeram seus cartazes com as HQs e foi montado um painel, para que todos os alunos da escola pudessem admirá-las.








































Publicado por: Maria Elisabete Rigoni