Professora responsável: Maria Elisabete Rigoni
Disciplinas: Português, Ciências, Arte e Geografia
Conteúdo:
- Apresentação do filme “HAPPY FEET”
- Produção de uma reescrita do filme, da maneira que a criança entendeu.
O Pinguim conta a história de um pinguim imperador que, diferentemente de outros de sua espécie, não consegue cantar nada, mas é mestre no sapateado. Desde o início fica claro, no entanto, que o diretor australiano George Miller e seus artistas de talento pretendem criar algo que vá além de um simples e encantador desenho animado infantil. No ambiente antártico árido e hostil onde vivem esses animais resistentes, mas de certa maneira cômicos. O diretor não hesita em tratar de temas da narrativa que abrange uma praga e uma peregrinação, um pinguim de aparência divina que aparece no céu, o herói da história mostrado como um profeta rejeitado pelos seus como um ato de discriminação. Felizmente, o conjunto funciona bem. Miller e seus co-roteiristas: Judy Morris e Warren Coleman incluem um número suficiente de sequências de ação para agradar às crianças, com pinguins caindo por torres de gelo, fugindo de predadores e escapando de avalanches.
Objetivos:
- Orientar o olhar sobre o filme para uma abordagem social contextualizada;
- Utilizar o filme como instrumento de reflexão sobre preconceito e destruição ambiental;
- Reconhecer os animais marinhos antárticos.
Materiais necessários:
- Acesso ao vídeo, folhas para fazer a reescrita, assim como a ilustração e lápis coloridos.
Desenvolvimento:
Após as aulas iniciais para o reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, os alunos assistiram ao filme.
Ao término do filme foi realizada uma roda de conversa, na qual os mesmos fizeram comentários pertinentes à história vista e também expuseram algumas dúvidas sobre alguns animais diferentes que apareceram na tela.
A proposta seguinte foi a de reescreverem a história e fazerem desenhos ilustrativos, dentre os quais a maioria do grupo quis desenhar os animais antárticos.
Publicado por: Maria Elisabete Rigoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário