Juliana Custodio Duarte Moratto
Maria Elisabete Rigoni
Maria Helena Pereira
Simone Aparecida Esteves dos Santos
Tema
VidaPublico Alvo
5º e 6º ano do Ensino FundamentalDisciplinas envolvidas
Português, Ciências, Geografia, Artes e Informática.Conteúdos
Caracterização do ambiente antártico;Descrição do relevo, clima e fauna;
Problemas ambientais;
Classificação, descrição e caracterização dos animais da Antártida.
Objetivos gerais
Desenvolver a reflexão ambiental dos alunos acerca da necessidade de preservação, consumo consciente e uso das tecnologias digitais e sociais de estudo, pesquisa e divulgação científica, de modo a multiplicar e popularizar o conhecimento sobre a Antártica.Objetivos específicos
• Refletir sobre os riscos da poluição, aquecimento global e extinção dos animais;• Estimular a aprendizagem do aluno e o uso das tecnologias para os estudos;
• Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento e entretenimento em rede social;
• Desenvolver conteúdos de forma lúdica e interdisciplinar;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar trabalhos de sua autoria;
• Divulgar informações sobre a Antártica para a comunidade escolar;
• Identificar, diferenciar e classificar os animais encontrados no continente antártico;
• Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento;
• Reconhecer as características do ambiente antártico e os aspectos naturais do continente utilizando a investigação e a pesquisa;
• Reconhecer as diferentes formas de vida do ambiente antártico;
• Produzir fichas técnicas dos animais marinhos com as características, curiosidades, habitat, distribuição geográfica, etc.;
• Desenvolver o trabalho em equipe, propondo que a atividade seja produzida por grupos de alunos.
Justificativa
O desenvolvimento desse projeto visa inserir as ciências polares no currículo escolar. É um tema intrigante e quase nunca abordado, restrito a descrição quando discutimos os biomas terrestres ou o estudo dos continentes e suas características. É interessante tanto para professores/as e alunos como para a comunidade em geral. As atividades tendo como um dos objetivos divulgar em espaços na escola ou redes sociais, permitem a discussão além do ambiente escolar.Obs: Este projeto é uma das atividades de avaliação do curso "Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do ensino básico", promovido pela Universidade Federal do ABC, sob a orientação da Prof. Dra. Sílvia Dotta.
Metodologia
Obs: A metodologia será dividida em diferentes sequências didáticas que serão executadas conforme a adaptação do currículo planejado para cada turma por cada professora nas suas especificidades.Sequência Didática Inicial: Sensibilização e conceitualização teórica
Tempo Estimado: 5 h/a
Materiais necessários: Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos.
Desenvolvimento:
Propor a visualização de um desenho animado sobre a Antártida:
Sugestões: "Operação: Antártica" Os pinguins descobrem uma foca-leopardo num lote de peixes no porto. E eles decidem levá-la à Antártica. Paramount / Universal, 2011. 2ª temp. Epi. 64."Happy Feet: O Pinguim". Warner Bros., 2006.
Organizar uma roda de conversa sobre o filme. Levantamento de características do ambiente antártico. (Dependendo da classe e disciplina, pode-se propor uma atividade de escrita ou ilustração sobre o filme).
Propor aos alunos uma pesquisa sobre as características do continente: clima, relevo, fauna, etc. (Essa pesquisa pode ser usada para avaliação através do registro realizado em forma de texto, imagem ou oral).
Propor uma roda de conversa ou exposição oral para compartilhar as informações da pesquisa e fechar a caracterização do ambiente antártico, utilizando vídeos ou documentários para ilustrar.
Produto Final:
Registro de pesquisa.
Sequência Didática: Animais Marinhos de papel
Tempo Estimado: 8 h/aObjetivos específicos:
• Desenvolver a concentração e a coordenação motora;
• Conhecer a história da dobradura e do origami;
• Construir dobraduras de origami.
Conteúdos específicos: História da dobradura e origami.
Materiais necessários: Papel para dobradura, livros e vídeos específicos.
Desenvolvimento:
Investigar com a turma os conhecimentos que os mesmos têm sobre dobraduras. Solicitar que realizem uma dobradura qualquer para demonstrar o que sabem (Pode-se propor a dobradura do aviãozinho ou barquinho de papel, comum do cotidiano).
Orientar a construção das dobraduras da orca, baleia, pinguim, foca e outros. Organizar de acordo com a turma a melhor maneira de realizar a tarefa. Pode-se propor um para toda a turma e depois a escolha de cada um a partir das instruções.
Para expor o trabalho dos alunos, pode-se propor um mural, onde teria uma imagem impressa (ou várias) do ambiente antártico, onde os alunos podem colar suas dobraduras caracterizando o continente.
Para finalizar, os alunos deverão conhecer a história do origami, através de pesquisa, leitura de texto ou aula expositiva. Fazer a leitura da lenda do Tsuru, para que os alunos reconheçam a importância dessa ave e do origami na cultura japonesa. Orientar a construção do Tsuru em origami.
Produto Final:
Painel caracterizando o continente antártico, e animais em origami.
Sequência Didática: A Antártida nas histórias em quadrinhos
Tempo Estimado: 8 h/aObjetivos específicos:
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
• Criar uma HQ com linguagem verbal e visual, utilizando os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Materiais necessários:
Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos, notícias impressas ou acessadas na internet sobre a Antártida.
Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, propor a construção de uma história em quadrinhos, onde os personagens serão os animais da fauna antártica.
Em sala, os alunos poderão planejar e fazer um rascunho das histórias, abordando problemas ambientais e/ou relações alimentares do ambiente antártico.
Para repertoriar os alunos com o conteúdo necessário, pode-se propor a leitura de notícias sobre o assunto. Fazer a leitura com a turma das notícias e discutir em roda de conversa ou distribuir cada uma delas para grupos menores e estes apresentarem e compartilharem suas principais informações.
No laboratório de informática, a história pode ser escrita utilizando-se um editor de texto ou um programa específico de histórias em quadrinhos instalado ou disponível online (HagaQuê, ToonDoo, Comic Creator, Pikistrips).
Para os personagens, pode-se fotografar os animais em origami, procurar imagens dos animais (desenhos ou fotos) na internet para inserí-los na página onde a HQ será escrita.
Produto Final:
Histórias em quadrinho produzidas pelos alunos.
Sequência Didática: Rede Antártida
Tempo Estimado: 10 h/aConteúdos específicos: Elaboração de email e página em rede social.
Materiais necessários: Computador e acesso à Internet; livros e vídeos específicos.
Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente antártico, propor a visualização de vídeos sobre o continente antártico;
Propor que cada aluno ou grupo escolha um animal para pesquisa;
Criar um email em nome do animal pesquisado, usando o nome popular e nome científico para nominá-lo.
Criar um perfil do facebook, utilizando o email criado, utilizando os dados sobre o animal para preencher o perfil.
Participar de um grupo de estudos para interação com os outros perfis.
Fazer uma ficha técnica dos animais para melhorar o perfil.
Publicar notícias sobre os animais e sobre a Antártida, além de problemas ambientais, compartilhando no grupo.
Discutir através de comentários as notícias postadas.
Produto Final:
Perfis na rede social com as características de animais da Antártida.
Discussão sobre as notícias postadas sobre ambiente.
Sequência Didática: Mural Expedição Antártica
Tempo Estimado: 8 h/aObjetivos específicos:
Divulgar informações sobre a Antártica para a comunidade escolar por meio de mural construído com trabalhos dos alunos do 6º ano.
Materiais necessários: Computador, cartolina, papel sulfite, materiais para desenho e pintura.
Desenvolvimento:
Após as aulas inicias para reconhecimento e caracterização do ambiente Antártico, propor que os alunos se organizem em grupo e explicar como será desenvolvido o trabalho.
Cada grupo escolherá um tema, a partir do que foi apresentado na “sequência Didática Inicial: Sensibilização e conceitualização teórica”. E nesse momento, também, escolherá como inserir o seu tema no mural.
Após as definições, os grupos irão utilizar a sala de informática da escola para realizar as pesquisas de aprofundamento sobre o tema.
Com as pesquisas finalizadas, os grupos irão se reunir para selecionar aquilo que será exposto no mural, pensando nas informações mais relevantes e como apresentar.
Por último, todos os alunos da sala irão montar o mural, que será afixado fora da sala de aula.
Produto final:
Mural.
Cronograma
Obs: Os "X" representam as atividades desenvolvidas por todas as turmas envolvidas, independente da professora e escola.
Resultados
A divulgação das atividades do projeto se dará por meio de um grupo no facebook, onde estarão os perfis desenvolvidos pelos alunos e de um blog, onde as professoras publicarão as fotos, relatos das atividades e sequências didáticas desenvolvidas.Blog
Grupo Facebook
Avaliação
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica, através dos registros nos ambientes colaborativos e da observação da participação dos alunos nas atividades propostas.Os trabalhos e fotos das atividades serão registradas em blog ou ambiente colaborativos pelas professoras, que escolherão a sequência das suas atividades, de acordo com as possibilidades dos seus alunos.
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